quarta-feira, 17 de setembro de 2014

BORDANA: COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE

Oi gente. Vocês conhecem a Bordana? Trata-se de uma Cooperativa de Bordadeiras, que surgiu por iniciativa do Instituto Ana Carol, e visa oferecer a comunidade do Conjunto Caiçara e Região, em Goiânia, "as condições para construir oportunidades, aprimorar suas habilidades, conquistar autonomia e emancipação, através de um trabalho solidário e cooperativo", além de divulgar e colaborar com a preservação do maior bioma brasileiro, o Cerrado.

A ideia de formar a cooperativa surgiu em 2008 quando Celma Grace Oliveira, presidente da Cooperativa de Bordadeiras e Produção Artesanal do Cerrado Goiano (Bordana), ainda era presidente da Associação de Moradores do Conjunto Caiçara. Depois de sofrer uma dor profunda quando sua filha foi vítima de um tipo raro de leucemia, Celma decidiu criar a cooperativa como uma forma de superação. “Foi a forma que encontrei de superar a minha dor, realizar o sonho de coordenar um projeto social e fazer uma homenagem a minha filha Carol, que tinha o sonho de ser estilista”, conta a presidente.

Foram inúmeras reuniões, encontros, palestras, formação e capacitação, tanto, do bordado tradicional quanto da filosofia cooperativista, até que consolidou-se a ideia de formar uma cooperativa de bordadeiras e de produção artesanal. Seguem abaixo algumas imagens das lindezas produzidas.


Chaveirinhos Bordana
Chaveirinhos
Almofadas Bordana
Almofadas
Cadernetas Bordana
Cadernetas

Marca Página Bordana
Marca página

Parabéns Bordana. Belo trabalho.


Fonte: <http://coopbordana.blogspot.com.br/>.

Um comentário:

  1. Nossa que demais! Fiquei apaixonada pelas almofadas. Muito amô. <3333

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir