sexta-feira, 22 de maio de 2015

EU TAMBÉM POSSO!

Imagem de alguém caminhando
Fonte da imagem: <http://publicdomainarchive.com/>.

Em algum momento da vida você já parou pra observar alguém e daí pensou: "eu consigo fazer isso beeeem melhor do que ele(a)"? O alvo da sua observação pode ter sido um chef de cozinha, uma cantora, um escritor, uma blogueira... Não estou falando de inveja, nem nada parecido. Trata-se da sensação de que você tem talento, mas, como não teve coragem de tentar, de correr atrás do seu sonho, foi alguém lá e fez. Bem ou mal, mas fez.

Pois bem, eu já passei por isso... é horrível! Primeiro vem um sentimento de revolta, de que o mundo é injusto, de que as oportunidades são desiguais (e realmente são!). Mas o problema se instala quando, logo em seguida, vem o desanimo, a sensação de que não adianta tentar, de que você não vai conseguir. Aí é só depressão...

Se tem algo que aprendi nesses quase 30 anos de vida, é sobre a importância de dar o primeiro passo, tomar a iniciativa, para se alcançar um objetivo. Não me entendam mal, não estou desprezando o planejamento, a organização e as diversas outras etapas necessárias ao sucesso de qualquer projeto. Só quero dizer que fazer algo quando os demais estão com medo, inseguros ou com preguiça de fazer, pode ser o suficiente para se diferenciar e assim se destacar. 

E não precisa ser algo muito complexo não. Ler o material que o chefe enviou previamente para uma reunião, enquanto os outros colegas não se prepararam, já pode ser o suficiente para se destacar na equipe de trabalho (e talvez seja o bastante pra ser odiado pela equipe também, mas vamos nos centrar nos aspectos positivos, rs). Se inscrever e estudar para aquele concurso, que todos dizem ser dificílimo; entrar para a turma do coral, quando a maioria não o faz, argumentando que trata-se de perda de tempo; fazer aquele curso de gastronomia, que é seu sonho, apesar dos comentários maldosos de que você nunca será um chef de cozinha, pode não parecer muito, mas pode ser tudo o que você precisa fazer. 

O medo, a insegurança e o desanimo podem ser paralisantes, mas o primeiro passo, por sua vez, é impulsionador a passos mais largos, caminhadas ou até maratonas. Acredite... você também pode!
  

11 comentários:

  1. Entendi o que você quis passar com seu post e concordo! Pensando assim, dei início ao meu blog. Considero ele o meu primeiro passo para um mundo novo, todo meu.
    Beijos,


    www.praondefugir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso Joene! Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  2. As vezes ainda tenho essa sensação, mas qdo eu era criança tinha com muita mais frequência, pq eu era tímida ao extremo, tinha pavor de falar, de ser vista. Lembro que as situações mais frustrantes eram quando, tipo na primeira série, a professora fazia alguma pergunta aberta a classe, eu sabia responder, ficava com aquele misto de desespero por querer falar e medo de todo mundo olhar pra mim, era horrível.
    Graças a Deus depois dos 9 anos eu fui melhorando, me obrigando a conversar kkkkk só q hje eu não paro mais de falar rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Já fui muito de pensar um milhão de vezes e não agir, hoje sei que naquele ímpeto maluco de fazer alguma coisa e pá fazer, pode acontecer muita coisa boa. É bom se jogar um pouco, de vez em qdo ser menos racional kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jessica! Timidez, insegurança, baixa autoestima são coisas que nos impedem de alcançar várias oportunidades. Mas é bom percebermos que, com tempo, temos mudado e pra melhor! Abraços

      Excluir
  4. Era tudo que eu precisava ler! Post fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Nossa palmas para este post . Sou muito de pensar várias vezes e não agir , por medo e insegurança . Mais graças a Deus me joguei no mundo do youtube , e jajá criarei meu blog novamente . Um beijaao flor .

    ResponderExcluir
  6. Que lição em forma de post! Putz,confesso que eu mesma compartilho da mesma sensação, mas to tentando mudar,é difícil, mas aos poucos a coisa vai.

    ResponderExcluir
  7. Que post fantástico, Carol! Como sempre, aliás. :)
    Amo o seu blog demais!!! ♡♡♡
    E realmente precisamos dar o primeiro passo, ter iniciativa em tudo na nosaa vida! Iniciativa é essencial em todos os aspectos da nossa vida! ♡
    Afinal, nada cai do céu e precisamos correr atrás dos nossos objetivos!
    Beijão
    Lilica
    www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei o post Carolzinha, eu vivo falando para mim isso "eu também posso", quero muito entrar para facul e vou conseguir haha. Esse post só me deixou com mais vontade aindaaaaaaa <3

    ResponderExcluir
  9. Concordo...
    Quem não teve essa sensação?
    Eu fiz meu blog, por isso, e vamos ver no que vai dar, espero que de certo rs.
    Mas tem varias outras coisas que quero fazer. Eu gosto muito de me destacar em tudo o que faço, mal de leonina, eu acho kkkk. Mas as vezes falta a coragem em dar um passo maior....

    ResponderExcluir