quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

#TÔDIBOBISECOMFOME - BORA COMER ROSCA

Rosca natalina, rosca de coco, rosca trançada

Natal é tempo de festa, e, se tem festa, tem comida gostosa não é mesmo? Dieta fail, rs. Nessa época, em muitas confraternizações, a galera combina de cada um levar um prato, um quitute, daí bate o desespero, o que eu levo? Bem, se você também está sentindo esse drama, vem ver a receita dessa rosca natalina, que não é só linda, mas também deliciosa. 

INGREDIENTES


Massa:
2 tabletes (30g) de fermento fresco ou 1 pacote (10g) de fermento seco
5 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
1/4 xícara (chá) de óleo

3 ovos
1 kg de farinha de trigo


Recheio:
5 colheres (sopa) de margarina
1 xícaras (chá) de açúcar
Frutas cristalizadas ou outro recheio de sua preferência como coco ralado ou chocolate picado

Calda:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar


Para pincelar:
1 gema
2 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Misture o fermento, o açúcar e o leite, aguarde 10 minutos e observe que essa mistura começa a ter um aspecto esponjoso. Daí junte a margarina, o óleo e os ovos, e acrescente aos poucos a farinha de trigo, até que a massa desgrude de suas mãos. Então a deixe descansar por 30 minutos.



Para o recheio misture a margarina e o açúcar, até formar um creme. Se optar pelo recheio com coco ralado, também pode acrescentá-lo nesse momento. Então abra com um rolo metade da massa em formato retangular e espalhe a metade do recheio, de forma homogênea. Se escolher utilizar frutas cristalizadas ou chocolate, os espalhe sobre o creme de açúcar e margarina nesse momento. 
Daí enrole a massa como rocambole, faça um corte longitudinal e trance a massa, conforme as imagens abaixo.



Em seguida coloque a rosca em uma forma untada, pincele com a mistura de uma gema e duas colheres de sopa de água e leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 25 minutos, ou até dourar. Enquanto isso, ferva o leite e o açúcar até formar uma calda e a jogue ainda quente por cima da rosca. Por fim, decore a gosto. No meu caso usei coco em flocos.



Com um tempo de preparo de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, esta receita rende duas roscas grandes. Curtiram? Espero que sim. Espero também que o natal de vocês seja imensamente feliz e que 2016 seja um ano abençoado pra todos nós. Abraços e até mais!

4 comentários:

  1. Nossa!! Que delicia!
    Sou uma negação na cozinha, por mais que eu tente não consigo fazer nada que possa comer sem passar mal!
    Parabéns.
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia, nem todo mundo tem jeito pra cozinhar, mas essa receita de rosca não muito é difícil né? Tenta aí depois me conta. Abraços

      Excluir
  2. Natal é uma época em que dietas nunca dão certo! hahah
    Adorei a rosca e fiquei com muita vontade de comer! #quero
    Beijos

    http://bazardefoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa rosca é do tipo que a gente já come com os olhos né Amarilis? Abraços

      Excluir