segunda-feira, 2 de maio de 2016

ARREPENDIMENTO

Vocês assistem reality shows? Há quem ame, há quem odeie, mas creio que em algum momento, mesmo que seja enquanto trocava de canal, vocês já viram a eliminação de algum participante, momento no qual sempre fazem aquela perguntinha: “você se arrepende de algo?”. A resposta geralmente é: “Não!”, afinal “eu fui verdadeira”, “fiz o que tive vontade”, “tudo que fiz foi de coração”, e etcetera e tal... porém, eu lhe pergunto: será que ninguém erra quando age conforme suas vontades e se deixa levar pelas emoções?

Numa sociedade na qual as opiniões estão cada vez mais inflexíveis e a dúvida é sinônimo de insegurança, o arrependimento muitas vezes é entendido como uma espécie de humilhação. Por isso, é realmente difícil alguém se sentir a vontade para admitir um erro cometido ou sua parcela de culpa em determinado problema. Mas, e se você realmente tem culpa? Não é mais ridículo insistir no erro por pura vaidade?

Quando confrontados com o próprio erro, alguns têm a cara de pau de negar até a morte. Outros se fazem de desentendidos, tentando fugir da situação. Há também quem aponte mil e uma justificativas, afinal, parece que o mundo conspira contra eles. E, dependendo do flagra, há quem não diga sequer uma palavra. De uma forma ou de outra, é bastante incomum alguém assumir prontamente a falha cometida.

Sei que o arrependimento não é uma atitude fácil. É necessário reflexão, autocrítica, uma boa dose de racionalidade e, geralmente, requer tempo para esfriar os ânimos. Afinal, nossas piores mancadas são cometidas, justamente, nos momentos de emoções a flor da pele. Porém, se não houver arrependimento, o pedido de desculpas perde todo o sentido, não adianta prometer mudar, e, aos poucos, a insensibilidade vai nos tornando totalmente alheios aos danos que causamos uns aos outros.

Não estou aqui fazendo sermão pra ninguém, pois antes de compartilhar estas reflexões com vocês, eu as apliquei a mim mesma. Ninguém é perfeito e todos temos do que nos arrepender. Mas, se você, assim como eu, se sente mal por algum erro cometido, não tenha vergonha de demonstrar seu arrependimento. Há poucas coisas tão nobres e transformadoras do que a decisão de não voltar a cometer o mesmo erro.

28 comentários:

  1. Arrependimento é um dos piores sentimentos, você não consegue dormir, comer e nem pensar direito.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma sensação chata Lee, mas também pode ser o primeiro passo para se tornar alguém melhor.

      Excluir
  2. O arrependimento em si as vezes já é uma punicão,pois afeta de um modo que nao da nem pra descrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem falo de punição Nay, mas de reconhecer nossos erros e não voltar a cometê-los.

      Excluir
  3. Pois é, acho que sempre tem arrependimento, mas nos conformamos por causa das coisas boas que acontecem e confortam nosso coração, não acredito que exista alguém que nunca se arrependeu, eu por exemplo já me arrependi de várias coisas, mas não posso ficar remoendo isso pois o mundo não vai parar até eu me recuperar para começar tudo de novo.
    Adorei o post
    Bjoss
    http://blogdocemundodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Verônica, não vale a pena remoer coisas ruins. Mas se arrepender do mal que fizemos certamente ajuda a melhorar tudo.

      Excluir
  4. Concordo com você, sempre existe algo de que vamos nos arrepender, mas não podemos deixar a vida parar por isso, a vida segue em frente, é errando que se aprende !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a vida não pára Edimara. Temos que seguir em frente, sem cair nas mesmos obstáculos.

      Excluir
  5. Bela reflexão, não devemos ter medo ou vergonha de reconhecermos nossos erros e nos arrependermos, pelo contrário devemos pensar no bem coletivo ao invés de nosso próprio bem.

    www.meninascristassantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão! As vezes bate o arrependimento mas não podemos parar, a vida segue.

    ResponderExcluir
  7. Às vezes o orgulho não deixa a gente mostrar arrependimento né?!

    ResponderExcluir
  8. E verdade!!! Mais eu vou ser sincera tudo que vivi me tornam quem sou então se não tivesse vivido talvez nem estaria aqui rsrsrsr mais amei sua reflexão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ray, nossas experiências nos tornam quem somos. Dependendo de suas decisões talvez você não estaria aqui, ou talvez estaria em um lugar melhor, quem sabe...

      Excluir
  9. Acho se arrepender super importante! é o primeiro momento que vc entende que errou e o primeiro passo pra nunca mais fazer de novo.

    ResponderExcluir
  10. O arrependimento é muito importante para refletirmos sobre nossos atos e nossos erros.
    Eu adorei esse post!
    Beeijão
    Www.liuluwstosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. me arrependo de muitas coisas... e esse texto me descreveu, depois de um tempos que você se arrepende, e viu que gostaria de voltar no tempo sei lá você fica meio estranha. adorei o post

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Arrependimento é o pior sentimento que alguém pode sentir na vida e ao mesmo tempo o mais facil de acontecer. Tenso, otimo post

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. Realmente é para a gente fazer um pouco de reflexão. Arrependimento é o primeiro passo para você ver que errou. Você escreve muito bem. Beijos adoro o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani, você é uma querida! Bjsss

      Excluir
  14. Ótimo post, já me arrependi de muitas coisas sabe, o importante é nos recuperarmos e seguir em frente sempre!!
    Bj
    http://affsnimave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir